Porto a Porto completa 25 anos com livro de memórias, confraternizações e muito vinho!

Para se ler entre uma taça de vinho e outra, o recém-lançado livro Histórias Engarrafadas conta a trajetória de sucesso da importadora curitibana Porto a Porto, que acaba de completar 25 anos e é reconhecida como uma das maiores empresas do país no ramo de enogastronomia. A empresa é comandada pelos irmãos Pedro e Fernando Corrêa de Oliveira. Escrita pelo jornalista Sandro Moser, a obra é uma edição comemorativa em tiragem limitada, que não está disponível para venda.

A história da Porto a Porto começa nos anos 1990 quando a abertura dos portos modernizou a economia brasileira e permitiu a inserção do país no cenário internacional. Foi nesta conjuntura que a empresa nasceu em agosto de 1998, em Curitiba, onde a Matriz funciona até hoje.

Com um portfólio de mais de 1 mil produtos, mais de 120 colaboradores e mais de 100 fornecedores internacionais de países como França, Itália, Espanha, Portugal, Alemanha, Chile e Argentina, a Porto a Porto atende cerca de 6 mil clientes em todas as regiões do país, graças a um esquema logístico complexo e eficiente.

Agora, com um presente pavimentado, a empresa familiar já está voltada para os próximos anos. Caberá as novas gerações, já envolvidas nos negócios, a tarefa de assumir os novos desafios e desenhar o futuro.

“Criei e gerenciei a empresa da melhor maneira que pude, porque quero deixá-la para meus filhos, sobrinhos e netos, assim como a minha família deixou para mim”, afirma o diretor Pedro Corrêa de Oliveira, no livro.

Além do lançamento do livro e a constante ampliação do portfólio, o ano de 2023 foi marcado pela expansão da empresa com a inauguração da nova sucursal de Salvador, que se junta às já estruturadas Filiais de Porto Alegre, Brasília e Recife.

Em paralelo, a Porto a Porto avança na qualificação e treinamento de seus colaboradores e se empenha constantemente no apoio a muitos projetos culturais e sociais, como a campanha Outubro Rosé que reverteu parte do valor das vendas de vinho rosé para a ONG Cabelegria, projeto que desenvolve e distribui gratuitamente perucas para pessoas com câncer.

Portfólio premium

Além dos vinhos, bebidas como cervejas, destilados, sucos e águas compõem o portfólio. Entre os produtores que se destacam no catálogo da Porto a Porto estão os espanhóis da Premium Fincas (Marqués de Tomares, Nuestro e Chan de Rosas) e Pata Negra; os portugueses da Caves Messias, da Carmim e os enólogos Filipa Pato e João Portugal Ramos; os argentinos das vinícolas Norton, Alambrado e Alfredo Roca. E os chilenos da Carolina Wine Brands (Santa Carolina e Viña Casablanca).

A empresa representa ainda os vinhos franceses da célebre Denis Dubourdieu Domaines e o famoso champanhe Deutz, além de trazer ao Brasil prestigiados vinhos da Borgonha da Maison MoillardA Porto a Porto ainda é responsável no Brasil pelas cervejas da marca alemã Paulaner.

A gastronomia da Itália é um capítulo à parte e o portfólio da importadora possui produtos do segmento alimentício como os da marca Paganini, responsável pela maior e melhor linha de itens italianos cuidadosamente selecionados para o consumidor brasileiro.

Garrafeira dos Sócios

Na festa de comemoração dos 25 anos e confraternização de fim de ano, convidados da imprensa receberam um kit com o vinho tinto português Garrafeira dos Sócios, um dos grandes rótulos da renomada vinícola alentejana CARMIM. Trata-se da safra 2019, que acaba de ser lançada no Brasil.

Tinto DOC do Alentejo elaborado com as uvas Alicante Bouschet (55%), Aragonez (30%) e Cabernet Sauvignon (15%), vindimadas manualmente. Amadureceu 18 meses em barricas novas de carvalho francês e repousou no mínimo mais 12 meses em garrafa. É um vinho de grande potencial de guarda.

Elegante e equilibrado, apresenta aromas complexos de especiarias e compota de fruta preta. Em boca, é encorpado, tem taninos macios e final prolongado. Acompanha bem pratos de caça, carnes grelhadas e assadas, e queijos curados.

@portoaporto

foto destaque -Os irmãos e diretores da Porto a Porto, Fernando e Pedro Corrêa de Oliveira, a gerente de marketing Camila Podolak e o diretor comercial Hugo Sola.

créditos fotos: Cassiano Rosário.

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