Com 28 anos de atuação no mercado nacional e internacional, a Rotas Comunicação surpreendeu executivos e profissionais da área ao utilizar o design de seu novo espaço ligado à comunicação empresarial. Localizada em Itajaí, no litoral norte de Santa Catarina, a agência inova ao transformar espaços idealizados para conectar, de forma subliminar, elementos de sua marca com características das empresas que atende.
Assinado pela arquiteta Marina Stringari, pós-graduada em mercado de luxo e com quase uma década de experiência no segmento, o projeto nasceu a partir de premissas: destacar a presença da empresa em mercados estratégicos unindo características expressas em sua marca como o universo náutico, que dialoga com o perfil de muitos dos clientes da agência, e o mercado imobiliário de alto padrão, que também faz parte do DNA da Rotas. Esses pilares se uniram à paleta de cores da marca — com destaque para o azul marinho — e a um toque de suavidade, revelado nos materiais e nas formas acolhedoras do mobiliário.
“Meu objetivo com esse projeto foi criar um espaço que expressasse com clareza a essência da agência: estratégica, sofisticada e profundamente conectada aos segmentos em que atua. O universo náutico foi um dos pontos de partida, mas também buscamos referências no mundo empresarial, já que a agência atende diversos setores, com ênfase ao mercado imobiliário de alto padrão, outra área em que a Rotas tem forte presença. Os clientes compartilham valores como exclusividade, refinamento e atenção aos detalhes — e isso guiou cada decisão do projeto. A proposta foi ir além da estética e construir uma experiência sensorial que traduzisse o luxo de forma contemporânea e acolhedora”, destaca a arquiteta Marina Stringari.
O painel em madeira pau-ferro de alto brilho, típico dos revestimentos náuticos, sobe pelas paredes da sala de reuniões e se estende até o teto em linhas curvas e contínuas. A iluminação linear embutida acompanha esse movimento, valorizando as curvas do projeto com sutileza. No centro do espaço, um par de lustres pendentes em vidro canelado e estrutura dourada acrescenta brilho delicado à composição, o que reforça o ar contemporâneo e revela um cenário para produções. O mobiliário em madeira clara, com mesa e painel em mármore italiano Nero Marquina, somado aos estofados em tom telha, adiciona calor à paleta e reforça o contraste entre elegância e acolhimento.
Entre os elementos de destaque, o biombo azul em degradê também chama atenção por sua função estética e simbólica. Inspirado nas ondas do mar, ele traduz com leveza o conceito náutico do projeto, criando movimento e dinamismo logo na entrada. As ripas curvas, em diferentes tons de azul, fazem a transição entre os ambientes com suavidade, funcionando como uma divisória escultural que, ao mesmo tempo, conecta e acolhe. Mais do que um elemento funcional, o biombo se tornou peça-chave na identidade do projeto.
A sala da redação, onde atua a equipe de jornalistas da agência, foi projetada com foco na funcionalidade e fluidez, bem como, a sala da gerência. As estações de trabalho seguem uma paleta suave, com divisórias em azul e acabamento amadeirado claro. O design clean e bem iluminado favorece a concentração, com elementos minimalistas, plantas e linhas retas que valorizam a organização do espaço. A iluminação indireta no teto complementa a atmosfera contemporânea e profissional.
“O novo espaço marca mais um momento especial da nossa trajetória e simboliza a maturidade que alcançamos ao longo de 28 anos de agência. Queríamos um ambiente que refletisse a sofisticação dos mercados em que atuamos e, ao mesmo tempo, proporcionasse bem-estar e inspiração para empresas e para a equipe, além de atender com máxima qualidade e exclusividade os nossos clientes, a imprensa, os profissionais de marketing e todos que nos visitam. Essa nova sede representa o nosso posicionamento: estratégico, atual e com o propósito claro de propagar a comunicação de valor para contribuir com o fortalecimento de marcas e da imagem de empresas ao divulgar conteúdo relevante e, consequente, para o desenvolvimento de todos os impactados”, afirma Larissa Andrade, diretora da Rotas Comunicação.